quinta-feira, 1 de setembro de 2011

VALERIODOCE um Patrimonio Itabirano

Fundado em 22 de novembro de 1942, por funcionários da então empresa estatal Vale do Rio Doce, de onde vem o pitoresco nome do time o Valeriodoce Esporte Clube, já deu muitas alegrias ao povo de Itabira anda decadente, mas esta lutando para sair da terceira divisão e caminhar rumo à elite do futebol mineiro, sonhando reviver os dias de glórias e voltar a ser motivo de alegria e orgulho do povo itabirano.



Grandes momentos:

Um fato marcante na história do clube aconteceu no dia 17 de fevereiro de 1957, quando o VEC venceu o poderoso Botafogo de Nilton Santos, Didi e Garrincha, essa façanha virou notícia no Brasil inteiro.


Além dessa histórica vitória sobre o Botafogo, o Valério tem outras páginas dignas de orgulho, como as 19 vitórias sobre o Atlético-MG ao longo dos anos, sendo uma por impiedosos 4 a 0, em um amistoso no Israel Pinheiro, em 1967.
Contra o Cruzeiro, não é diferente. O time itabirano já bateu o adversário da capital dez vezes, sendo uma delas marcante. A academia cruzeirense de Raul, Piazza, Dirceu Lopes e Tostão só perdeu um jogo oficial para times brasileiros em 1966 e foi justamente para o Valério. Em 26 de outubro, Nerival fez o gol solitário que deixou o Mineirão calado e impediu o título estadual invicto do Cruzeiro.
No cenário nacional, o Valério também já teve bons momentos. O time disputou a série B do Campeonato Brasileiro em 1988 e 1989 e a série C em 1994 e 1995. A melhor campanha foi em 1988, quando, por muito pouco, o time não conseguiu o acesso à elite do futebol nacional. O Valério chegou até a fase semifinal e foi eliminado por Inter de Limeira e Náutico.

Títulos:

1 Campeonato Mineiro da Segunda Divisão: 1965 1 Vice Mineiro da Segunda Divisão: 2003. 2 Torneios Início: 1962 e 1969 2 Campeonato Mineiro de Juniores: 1986 e 1989

UNIFORMES:


MASCOTE:

O chargista, Fernando Pieruccetti ou Mangabeira, criou os principais mascotes mineiros, escolheu para o Valeriodoce a ave Ferreiro (Araponga). Mais tarde o clube resolveu adotar o dragão como símbolo, em homenagem a locomotiva Maria Fumaça, que era chamada de Dragão, devido a fumaça que soltava.



ESTÁDIO:

A Casa do Dragão é o Estádio Israel Pinheiro que atualmente conta com capacidade para 5.500 pessoas.


* O Valério hoje esta na terceira divisão do futebol mineiro e atualmente esta na disputa para subir à serie B (segunda divisão). Força Dragão !!!

2 comentários:

  1. Saudades dos bons tempos do nosso Dragão, tomara que ele volte pra primeirona. Parabéns pela matéria Rogério, seu blog ta bakana demais.

    Alvaro Souza

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rogério pela matéria,meu nome é Anisio,joguei aí na década de 80!
    Fui campeão mineiro de júniores, e fiz parte do Time de 88.
    Tenho muitas saudades!
    Espero muito que o Valério volte a elite do futebol mineiro novamente,é o lugar de onde ele nunca deveria ter saido

    ResponderExcluir