Fundado em 22 de novembro de 1942, por funcionários da então empresa estatal Vale do Rio Doce, de onde vem o pitoresco nome do time o Valeriodoce Esporte Clube, já deu muitas alegrias ao povo de Itabira anda decadente, mas esta lutando para sair da terceira divisão e caminhar rumo à elite do futebol mineiro, sonhando reviver os dias de glórias e voltar a ser motivo de alegria e orgulho do povo itabirano.
Grandes momentos:
Um fato marcante na história do clube aconteceu no dia 17 de fevereiro de 1957, quando o VEC venceu o poderoso Botafogo de Nilton Santos, Didi e Garrincha, essa façanha virou notícia no Brasil inteiro.
Além dessa histórica vitória sobre o Botafogo, o Valério tem outras páginas dignas de orgulho, como as 19 vitórias sobre o Atlético-MG ao longo dos anos, sendo uma por impiedosos 4 a 0, em um amistoso no Israel Pinheiro, em 1967.
Contra o Cruzeiro, não é diferente. O time itabirano já bateu o adversário da capital dez vezes, sendo uma delas marcante. A academia cruzeirense de Raul, Piazza, Dirceu Lopes e Tostão só perdeu um jogo oficial para times brasileiros em 1966 e foi justamente para o Valério. Em 26 de outubro, Nerival fez o gol solitário que deixou o Mineirão calado e impediu o título estadual invicto do Cruzeiro.
No cenário nacional, o Valério também já teve bons momentos. O time disputou a série B do Campeonato Brasileiro em 1988 e 1989 e a série C em 1994 e 1995. A melhor campanha foi em 1988, quando, por muito pouco, o time não conseguiu o acesso à elite do futebol nacional. O Valério chegou até a fase semifinal e foi eliminado por Inter de Limeira e Náutico.
Títulos:
1 Campeonato Mineiro da Segunda Divisão: 1965 1 Vice Mineiro da Segunda Divisão: 2003. 2 Torneios Início: 1962 e 1969 2 Campeonato Mineiro de Juniores: 1986 e 1989
UNIFORMES:
MASCOTE:
O chargista, Fernando Pieruccetti ou Mangabeira, criou os principais mascotes mineiros, escolheu para o Valeriodoce a ave Ferreiro (Araponga). Mais tarde o clube resolveu adotar o dragão como símbolo, em homenagem a locomotiva Maria Fumaça, que era chamada de Dragão, devido a fumaça que soltava.
ESTÁDIO:
A Casa do Dragão é o Estádio Israel Pinheiro que atualmente conta com capacidade para 5.500 pessoas.
*
O Valério hoje esta na terceira divisão do futebol mineiro e atualmente esta na disputa para subir à serie B (segunda divisão). Força Dragão !!!